sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Primeiro mês da Sara


O primeiro mês de vida da nossa Sara transcorreu razoavelmente tranquilo em vista de tudo o que falam, especialmente que o primeiro mês é o mais difícil. Para deixar registrado, seguem algumas lembranças relevantes.

- Começaram as temidas cólicas, ela chora e se contorce, que dó. Normalmente elas vêm pela manhã e às vezes também de madrugada. Eu não queria acreditar que alguns alimentos que como podem provocar cólicas nela, mas já estou começando a cogitar a possibilidade. Durante a tarde ela normalmente dorme como um anjinho.

- O umbigo dela caiu com 21 dias.

- Quando não está com cólicas ou gases, ela é a criatura mais calma desse mundo. Só mama e dorme. Muitas vezes temos que acordá-la para mamar. Nos primeiros quinze dias, devido ao baixo peso, amamentava de 3 em 3 horas, dia e noite. Agora é apenas durante o dia.

- Ela ainda está dormindo no quarto conosco.

- Enquanto dorme, ela tem a respiração pesada e faz vários barulhinhos. Também geme e se mexe bastante.

- Ela praticamente só chora quando está com dor. Às vezes também por fome ou sono.

- A nossa vida em casa, nesse primeiro mês, se resumiu a mamar, dormir e trocar fraldas.

- Quando ela está acordada e as pessoas falam perto do rostinho dela, ela procura a pessoa com os olhos e faz várias expressões faciais.

- Mas posso dizer que, no fim desse primeiro mês, praticamente conseguimos restabelecer a rotina. Claro que tem coisas que ainda não dá pra fazer, como pegar um cineminha ou ter algum momento a dois.

- Às vezes me sinto uma péssima mãe, porque não acordo durante a noite com qualquer gemidinho ou barulho que ela faça, só acordo quando está chorando.

- No fim desse mês, a Sara chegou a dormir 5 horas seguidas em uma noite.

- Parece gostar de tomar banho, pois na grande maioria das vezes não chora e curte o momento.

- Sempre dá um jeito de tirar as mãozinhas debaixo das cobertas, mesmo quando está frio.

- Já passeou na casa de várias pessoas da família, mas em locais públicos somente na pediatra e locais e exames e vacinas. Mas essa semana ela deve estrear em um baile gaúcho!

- Acho que ainda vai usar fraldas RN por um tempo, mas as roupinhas RN quase não servem mais.

- Não gosta de ficar com a fralda suja.

- Sobre mim: meus pontos caíram na primeira semana, depois disso praticamente não doeu mais nada. A partir da segunda semana, vida normal. Já emagreci 12 kg quilos, faltam 2 kg para voltar ao peso normal. Tive sangramento forte nos primeiros dias, que foi diminuindo, mas permaneceu uma borrinha por uns 20 dias. Ainda tenho uma barriguinha flácida, o umbigo não está totalmente como antes e ainda aparece a linha nigra na barriga. Nas primeiras semanas estava um turbilhão de emoções e tinha vontade de chorar por nada, mas logo passou. Já estou quase acostumada a dormir 4 ou 5 horas por noite. No fim deste mês, voltei a tomar anticoncepcional, mas agora de uso contínuo.

- É tanto amor que chega a doer.

P.S.: promteto atualizar com mais frequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário